sábado, 2 de junho de 2012

Grã-Bretanha dá início à celebração pelo jubileu da rainha

A Grã-Bretanhadeu início, neste sábado, quatro dias de comemorações do jubileu de diamante da rainha Elizabeth 2ª, que completa 60 anos de reinado.
O primeiro evento comemorativo foi uma corrida de cavalos em Epsom, ao sul de Londres, precedida de uma cerimônia com o hino nacional britânico.
A rainha compareceu acompanhada de familiares, e tiros de canhão foram disparados em diversas cidades do Reino Unido - Londres, Edimburgo, Cardiff e Belfast - em homenagem ao jubileu.
Diversas festas de rua estão sendo planejadas no feriado, e o policiamento em Londres será reforçado com 6 mil guardas.
No domingo, uma frota de mil barcos fará um passeio real no rio Tâmisa. O passeio, que vem sendo planejado há dois anos e deve custar o equivalente a R$ 32 milhões, partirá às 11h30 locais (7h30 em Brasília) da ponte de Hammersmith, no oeste, e seguirá até Tower Bridge, no leste de Londres. Será acompanhado de milhares policiais, para garantir a segurança da rainha e dos demais participantes.
Na segunda-feira, um show de música com artistas como Shirley Bassey, Elton John e Jessie J será transmitido do palácio de Buckingham; e, na terça-feira, uma carruagem de 1902 buscará Elizabeth 2ª e seu marido, o duque de Edimburgo, em uma missa de ação de graças na Catedral de São Paulo.
O centro de Londres está todo decorado com bandeiras britânicas e lojas estão repletas de produtos associados à realeza. Algumas pesquisas de opinião indicam um aumento na aprovação popular da monarquia britânica por conta das comemorações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário